quinta-feira, 3 de março de 2011

Aprenda como investir na Bolsa

1) Quanto preciso para começar a investir na Bolsa?
Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher.
2) O que tenho que fazer para investir na Bolsa?
Veja o passo a passo no infográfico abaixo.
Existem três formas de se investir em ações:
  • Individualmente
    Você procura uma Corretora de Valores e abre uma conta naquela que mais estiver adequada ao seu perfil de investidor (consulte nossa seção Como escolher uma Corretora) .
    Em seguida, com o apoio dos profissionais da Corretora escolhida, seleciona as empresas das quais deseja se tornar sócio e transmite ao corretor a ordem de compra daquelas ações. Você pode comprar e vender ações pela internet (home broker). Antes de escolher a sua corretora, pergunte se ela possui este serviço.
  • Clubes de Investimento
    Você e seus amigos, familiares ou colegas de trabalho podem formar um Clube de Investimento. Juntos, os participantes do clube vão somar seus valores, o que dará um montante maior do que se você investisse sozinho. Além disso, participando de um clube cria-se o hábito de investir mensalmente.
    Para abrir um Clube de Investimento, reúna um grupo de pessoas que tenha um objetivo comum e procure uma Corretora. Ela dará todas as orientações para a criação do clube.
  • Fundos de Investimento
    Você compra cotas de um fundo de ações, administrado por uma Corretora de Valores, um Banco ou um Gestor de Recursos independente, autorizado pela CVM.
3) Como escolher as ações?
Para escolher as ações, o investidor deve colocar na balança três fatores:
  • a liquidez da ação, ou seja, a facilidade de vender aquela ação quando você quiser
  • o retorno da ação, ou seja, quanto dinheiro você pode ganhar com ela
  • o risco da ação, ou seja, quais as chances daquela companhia ter uma queda agressiva no valor de suas ações por conta de alguma notícia inesperada.
Importante
Antes de iniciar seus investimentos, você deve fazer algumas ponderações. Ganhos a curto prazo não devem ser a expectativa de quem decide investir em ações. Você não deve investir neste mercado aquele dinheiro destinado a pagar suas contas do dia-a-dia. Pense no médio e longo prazo quando decidir investir em ações. Em prazos maiores, é possível reverter eventuais quedas nos preços das ações que comprar.

Fonte de pesquisa: http://www.bmfbovespa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário